Necessita de Flash Player

  www.lanceiros.web.pt - a 1ª pagina da Policia do Exercito na Web - Morte ou Gloria

Infra-Estruturas
 
Edifício de Comando
 
Com uma área total de 68.894 m2, 18.063 m2 destes cobertos, e um perímetro de muros com 1.524 m, o Regimento está hoje aquartelado num dos bairros mais emblemáticas e típicos da cidade de Lisboa, Belém/Ajuda, no edifício mandado construir pelo Marquês de Pombal em 1790, e projectado pelo arquitecto José Manuel de Carvalho Negreiros, para aquartelar a Guarda de Corpo, que nunca chegou a ser constituída. O aquartelamento é constituído por diversos edifícios: Comando, Esquadrões de Instrução, messe de Sargentos, parques de viaturas e oficinas auto, cavalariças e o picadeiro, este último no exterior do perímetro junto das antigas instalações do Regimento de Cavalaria N.º 7, actual Corpo de Intervenção da PSP.
Museu
 
No âmbito das comemorações do 168.º Aniversário do Regimento de Lanceiros Nº 2, foram inauguradas as novas salas do Museu da Unidade. Com esta iniciativa, o Comando do Regimento tem três objectivos prioritários: Primeiro, concentrar num espaço único as peças mais significativas do espólio do Regimento de Lanceiros e das unidades das quais somos fiéis depositários – Regimento de Cavalaria 7, Regimento de Cavalaria do Caes, Regimento de Cavalaria 1, Regimento de Cavalaria 2 e Centro de Instrução de Polícia Militar (Portalegre); Segundo, das três salas que constituem o núcleo museológico, criar numa delas uma mostra da História dos Lanceiros, desde a sua origem na Polónia, passando pelos diversos países europeus que tiveram ou têm unidades de Lanceiros e terminando com os Lanceiros em Portugal e as suas missões até aos nossos dias; Terceiro e último, despertar em todos os amigos e antigos militares de Lanceiros a ideia de que o Regimento poderá ser um excelente local de exposição do vastíssimo espólio militar com interesse museológico, e um fiel depositário de peças de uniforme, armamento, artigos de equitação, etc., que em outros tempos foi de uso corrente pelos militares de Lanceiros. Queremos um museu "vivo" que possa interessar a todos aqueles que por aqui passaram, mas que também desperte interesse pelas numerosas pessoas, que não sendo militares têm um particular apreço por esta Instituição e por tudo o que diz respeito à História Militar Portuguesa. (Ver Actividades/Museu)
 
 
 
Parada Marechal Carmona
 
DESFILE DAS TROPAS EM PARADA NUMA CERIMÓNIA MILITAR
Existem no RL2 duas Paradas: a Regimental - Parada Marechal Carmona - e a Parada de Instrução.
 
Monumento
em homenagem aos Mortos
 
Nas lápides deste monumento constam todos os militares do RL2 mortos em combate ao longo da História.
Porta de Armas
 
Porta de Armas do RL2
 
Calçada da Ajuda.
Biblioteca
 
A Biblioteca tem inúmeras obras antigas provenientes do espólio de alguns militares (antigos comandantes), bem como outras obras recentes de interesse militar e geral.
Sala de Clarins
 
Na sala de clarins estão guardados todos os clarins e requintas do Regimento. Situa-se ao centro do edifício de comando, do qual é a sua entrada principal.
Casa do Exmo. Comandante
 
Vista Parcial da Casa do Exmo. COMANDANTE do RL2
Picadeiro e Campo de Obstáculos
 
O picadeiro e o campo de obstáculos são os locais onde os cavaleiros podem montar. O picadeiro Brigadeiro Henrique Callado, em homenagem ao grande Cavaleiro e Comandante deste Regimento, situa-se do outro lado da Calçada da Ajuda e o acesso àquele faz-se pelo portão do Pátio da Nora. O campo de obstáculos situa-se dentro do Regimento. Anualmente realiza-se o Combinado do Regimento de Lanceiros N.º 2 que vai na sua sexta edição. Ao longo dos anos, este evento tem contado com a presença de inúmeros cavaleiros e militares que durante dois dias se juntam em torno de uma só figura: o cavalo.
Cavalariças
 
Nas cavalariças encontram-se alojados os solípedes do Clube Hípico Militar dos Lanceiros e as restantes montadas de desporto e de instrução.
Messe de Oficiais
 
Vista Interior da Messe de Oficiais.
Messe de Sargentos

Vista Interior da Messe de Sargentos.

Refeitório Geral
 
Vista Interior do Refeitório Geral.
Arrecadações de Material de Guerra
 
Todas as sub unidades do RL2 possuem uma Arrecadação de Material de Guerra (AMG) onde é guardado todo o equipamento e armamento das mesmas. Deste modo, o Regimento tem cinco AMG: 1.º e 2.º EPE, 1.º e 2.º EI e ECS. Relativamente ao equipamento, o Regimento possui todo o equipamento de campanha (tendas, sacos cama, mochilas, equipamento M/64, máscaras NBQ, etc.), de Polícia do Exército (capacetes, cinturões, bastões, talabardes, etc), e de controlo de tumultos (escudos, capacetes, protecções do corpo etc.); no que respeita ao armamento, o Regimento tem na sua posse espingardas automáticas G-3 com e sem coronha retráctil, metralhadoras ligeiras HK-21 e tripés, pistolas Walther P-38 e Beretta, pistolas metralhadoras UZI e MP5, lança granadas Cougar, etc.
Carreira de tiro
 
A carreira de tiro do RL2 permite a execução de tiro com munição .22 e 9mm até aos 25 metros.
Instalações Desportivas
 
Para a prática do desporto e da educação física militar, o RL2 dispõe de um campo de futebol de 11, uma pista de obstáculos de 200 metros, um campo de futebol de 5 descoberto, uma piscina de 25 metros, um ginásio coberto e um court de ténis.
Casernas
 
Vista Interior das Casernas do
 
2.º EI e do 2.º EPE
Vistas Parcial da:
 
Secção de Obras,
 
Oficinas e do
 
Parque Auto do RL2
Barbearia,
 
Enfermaria e
 
Capela do RL2
Canil

 Pagina elaborada para ser visualizada em Internet Explore 5 (ou superior) na Resolução de 1024/768, sendo necessário Flash Player

Esta pagina não tem fins lucrativos, apenas pretende divulgar o gosto e orgulho de um dia ter pertencido ao Regimento de Lanceiros Nº2

Copyright © 2003 - Bolacha - Todos os direitos reservados - Proibida a copia total e/ou integral, sem consentimento do Webmaster.